Olá, tudo bem?
Tem sobrado muitos dias no seu mês e pouco dinheiro? Sim, isso é a realidade na vida de muitos brasileiros.
Mas existem alguns passos, que você pode seguir para economizar, nem que seja um pouco por mês.
Vamos lá?
1. Dê um fim ao desperdício
Mas como assim desperdícios? Sim, nós desperdiçamos em coisas que nem imaginamos. Por exemplo, ir ao mercado e não fazer uma lista de compras, pode facilitar você comprar por impulso itens que você não irá utilizar, em uma grande quantidade do que você utiliza no mês, estragando produtos por não usar, isso é desperdício e falta de planejamento.
Assim como alimentação, existem outras maneiras de desperdícios, como, compras por impulso de roupas, objetos que você não irá utilizar.
Então antes de comprar, pense e avalie se realmente você precisa.
2. Faça pesquisas antes de comprar
Pesquisar e pechinchar pode parecer besteira, mas faz uma grande diferença no orçamento final.
Antes de comprar algum produto, pesquise pelo menos 3 lojas diferentes que vendem esse produto, e não esqueça, compre realmente se precisar.
Supermercados estão disponibilizando aplicativos de descontos, garimpe esses valores e compre onde achar o menor preço. Essas pequenas coisas, podem fazer diferença no final do mês.
3. Cartão de crédito, mocinho ou vilão?
Tomar cuidado com o cartão é necessário, manter a fatura em dia e controlar o que é gasto, pode ajudar você a não comprometer sua renda.
O cartão pode ser um grande aliado no seu dia a dia, porém, se você não consegue controlar os gastos, dê adeus aos cartões.
Perder o controle nos gastos é muito mais fácil quando se tem cartões, então se necessário, cancele todos.
Se você tem uma dívida ou precisa poupar e quer economizar nas pequenas coisas, comece pela forma de pagamento. Saque o dinheiro suficiente para o necessário e os supérfluos, e controle cada centavo gasto.
4. Metas e objetivos bem definidos
Se você montar um orçamento, e usar a fórmula para separar seus gastos, você pode criar metas para o seu dinheiro e trabalhar melhor sua vida financeira.
Quando você dá um objetivo certo para o seu dinheiro é mais difícil sair do controle, já que você lida com ele para alcançar algo que deseja consumir.
Ter metas e objetivos bem definidos, faz com que você consiga visualizar onde quer chegar e como chegar a essa realização.
Definir os seus gastos, e saber para onde está indo o seu dinheiro, faz total diferença no seu planejamento.
No começo, você pode não perceber essa diferença, mas eu garanto que a longo prazo, essa diferença será clara.
Quer ter acesso a mais conteúdos sobre planejamento financeiro? Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre vida financeira.