Olá, tudo bem?
Sabemos que para economizar dinheiro, existem milhares de tutoriais na internet, que prometem te ajudar a realizar essa meta, concorda?
Já vimos vários, seja “economize R$10.000,00 em 1 mês” até “Conquistei 1 milhão em 1 ano”, mas vamos ser realistas… essa não é uma realidade presente na vida dos brasileiros.
Hoje, vamos começar pelo básico, o que já testamos, e temos certeza que no final, faz toda a diferença no nosso dia a dia.
1. Anote todos os seus gastos
Isso pode parecer besteira no começo, mas não deixe passar nada, sem anotar.
Você pode anotar em uma agenda física, bloco de notas no celular, aplicativos no celular, escolha a melhor maneira que se encaixe com o seu dia a dia.
Importante anotar o valor gasto, com o que foi gasto e a forma de pagamento. Se prepare, no primeiro momento você vai se chocar, pois em um único dia a gente consegue gastar muito com almoço, imprevistos, um café no final do dia, um doce, uma bala, uma blusinha, e assim, gastamos sem perceber.
2. Pague suas contas em dia
Sempre organize os seus gastos fixos para o dia seguinte após o seu pagamento.
Pagar primeiro as contas, gera um sentimento de cumprimento de tarefas, além de evitar possíveis juros por atraso de pagamento, e esquecimentos.
Lembre-se, gastos fixos como luz, água, aluguel, prestação, precisam estar em primeiro lugar no seu planejamento financeiro.
3. Evite o desperdício
Quando você vai ao mercado, você utiliza lista de compras? Faça sempre uma lista com tudo que verdadeiramente necessita e não fuja disso.
Antes de sair de casa, verifique sua despensa e compre apenas o que você precisa, isso evita comprar por impulsividade e os desperdícios de alimentos perecíveis. Pesquise possíveis descontos em produtos, atualmente, diversos supermercados oferecem descontos por aplicativos, fique de olho.
Espero que esse artigo tenha ajudado você a se conscientizar e avaliar alguns comportamentos.
Quer ficar por dentro de mais conteúdo sobre planejamento financeiro? Nos siga nas redes sociais.