BAIXE O EBOOK EXCLUSIVO QRFIN
para você fazer as pazes com suas finanças
acompanhe nas redes:

Como economizar no material escolar?

2023 chegou e com ele, várias contas chegaram em janeiro. Além de ser um mês com vários gastos fixos, surge a hora de comprar o material escolar. Quer saber como economizar? Vem conferir essas três dicas para garantir o menor preço nessa época.
Artigo escrito por Equipe QRfin
última atualização em 6 de fevereiro de 2023
Artigo escrito por Equipe QRfin
6 de fevereiro de 2023

Olá, tudo bem?

Janeiro é conhecido como o mês com mais gastos em burocracias do ano, e ainda tem o momento tão temido pelos pais, que é … a compra do material escolar.

Para evitar que esse aumento considerável pese ainda mais no bolso, é preciso planejamento e atenção na hora de comprar os itens. Confira a lista com 3 dicas para ajudar nesse momento.

1)Informe-se e revise a lista

Assim que receber a lista de materiais da escola, verifique se todos os itens fazem sentido.
As instituições só podem exigir a compra de materiais que serão usados para as atividades pedagógicas diárias e individuais do aluno.
Itens de uso coletivo ou recreativo, como copos descartáveis, giz, produtos de higiene e brinquedos não podem ser solicitados.
A lei 12.886/13 também proíbe a exigência de materiais em excesso, como 10 borrachas ou 20 resmas de papel. Por isso, se algum desses itens aparecer na lista, questione a escola para que sejam feitos os ajustes necessários.

 

2) Reaproveite os materiais do ano anterior

Confira a lista de materiais com os itens que sobraram do ano anterior. Diversas vezes compramos mais itens do que realmente a criança irá utilizar.

Se tiver filhos com idades diferentes, analise quais itens podem ser repassados do irmão mais velho para o mais novo. Você também pode entrar em contato com os pais de alunos de outras séries para saber se eles têm interesse em doar, trocar ou vender os livros. Outra opção é procurar pelos materiais em sebos ou lojas de livros usados. Com uma boa pesquisa, é possível economizar até 50% do valor original. Essa hora, qualquer ajuda é essencial.

 

3) Faça pesquisa de preço

Não compre todos os itens da lista de uma vez. Pesquise em lojas concorrentes, algumas oferecem desconto para cobrir o menor preço da concorrência.

Procure e informe se existe alguma loja na sua região com essa promoção.

Se optar em comprar online,  não esqueça, também, de calcular o valor do frete da loja online para o seu endereço para decidir se vale mais a pena comprar no site ou na loja física.

Espero que essas dicas tenham ajudado a você economizar nesse período de grandes custos.

Envolver as crianças nessas compras é uma ótima maneira de gerar conscientização de custos. Quer saber mais sobre como explicar organização financeira para seus filhos? Confira o artigo onde listamos diversas dicas sobre esse assunto. 

Educação financeira, como ensinar as crianças sobre finanças

Quando o assunto é dinheiro, muitos pais ou responsáveis não sabem ensinar as crianças a importância do dinheiro e organização na vida de uma pessoa. No artigo de hoje, vamos falar alguns pontos que você possa ensinar as crianças sobre finanças de uma maneira simples.

Compartilhe este conteúdo

Veja estes artigos também!

5 passos para
sua organização
financeira

o guia para alcançar os seus objetivos financeiros

plugins premium WordPress
Pesquisar
Pesquisar
Pesquisar