BAIXE O EBOOK EXCLUSIVO QRFIN
para você fazer as pazes com suas finanças
acompanhe nas redes:

Como organizar as finanças pessoais

Organizar as finanças pessoais é um ponto importante para sua solução de problemas financeiros. Entender sua análise é essencial.
Artigo escrito por Equipe QRfin
última atualização em 23 de fevereiro de 2023
Artigo escrito por Equipe QRfin
23 de fevereiro de 2023

Olá, tudo bem?

No artigo de hoje, vamos falar sobre alguns passos para você organizar as suas finanças pessoais.

O primeiro passo é identificar a sua vida financeira na situação atual. A falta de uma gestão financeira pode trazer sérios problemas para a vida das pessoas, mas quem não sabe quais são suas fontes de renda e de despesas também pode estar em apuros.

1. Faça um orçamento

Elabore uma lista com todos os seus custos fixos, como água, luz, telefone, aluguel etc. Após isso, faça a média dos seus gastos.

É necessário ter claro em mente que esse montante já compromete uma parte da sua renda todo mês e, por isso, acompanhe sempre as suas despesas para ter esse controle.

O valor que sobrar é o que você tem disponível para aplicar em custos variáveis, fazer investimentos ou criar uma reserva financeira.

2. Defina metas para economizar

Essa meta deve ser um objetivo, pois assim você não só monitora suas despesas como também passa a ter uma projeção financeira.

Defina um valor para economizar, ao receber o salário, separar imediatamente essa quantia em um lugar diferente da conta que você usa para os gastos diários.

3. Restrinja seus gastos do dia a dia

Uma boa ideia é definir metas para os gastos, estabelecendo um limite máximo por mês que pode ser empregado em cada tipo de despesa. Você pode fazer essa divisão por categorias, por exemplo:

  • 15% com supermercado;
  • 10% com lazer;
  • 5% com vestuário e demais acessórios.

Isso não significa que você deve gastar esse valor todo mês, mas sim que é o máximo que pode investir em cada modalidade. Esse é um grande avanço no seu processo para organizar as finanças pessoais.

4. Evite gastos desnecessários

Entender para onde o seu dinheiro está indo, irá gerar o entendimento de como gastar o seu dinheiro. Dessa forma, você consegue evitar o comprometimento do seu salário com despesas que não pode pagar.

Quando for comprar algo, pergunte para si mesmo se tem condições de pagar e se realmente aquilo é necessário. Em alguns momentos é necessário ponderar algumas coisas.

Abrir mão de coisas supérfluas pode ser um caminho para conquistar as suas metas, ter uma aposentadoria mais tranquila ou economizar para conquistar algo que deseja muito? Isso pode ser bem interessante!

Quer aprender mais sobre organização financeira? Baixe gratuitamente o ebook e tenha acesso a diversas dicas.

Compartilhe este conteúdo

Veja estes artigos também!

5 passos para
sua organização
financeira

o guia para alcançar os seus objetivos financeiros

plugins premium WordPress
Pesquisar
Pesquisar
Pesquisar