Olá, tudo bem?
Se você está com a corda financeira no pescoço, não precisa se desesperar, estamos aqui para te ajudar a entender o que está acontecendo e solucionar o seu problema.
1. Economize sempre
Isso pode parecer estranho no primeiro momento, mas para você conseguir resolver suas pendências financeiras, será necessário economizar o máximo que puder nesse período.
Sacrifícios precisarão ser feitos para solucionar essas questões.
2. Tenha apenas 1 cartão de crédito
Se for preciso, corte ou cancele os outros. Ter muitos cartões é um caminho muito fácil para o descontrole com as contas.
Mesmo com as novas regras do cartão, ele ainda está entre os juros mais caros do mercado. Uma sugestão é só levar o cartão quando você tiver uma compra realmente necessária e que caiba no orçamento.
3. Avalie os juros antes de pedir empréstimos
Se a única saída for através de um empréstimo, estude e avalie se os juros e as condições são favoráveis, se cabem no seu orçamento.
Avalie antes como algumas dívidas crescem tão rápido, se você atrasar o pagamento, principalmente de cheque especial e cartão de crédito.
4. Mude seus hábitos
Uma alternativa para não deixar de consumir é mudar alguns hábitos. Por exemplo, é possível comprar bens usados em bom estado por um preço mais em conta. Há vários aplicativos em que você pode buscar livros, eletrodomésticos e móveis de segunda-mão.
5. Renegocie suas dívidas
Troque as mais caras, como cheque especial e cartão de crédito, pelas mais baratas, como empréstimo consignado e crédito pessoal.
Com o corte nas despesas, você terá dinheiro para quitar seus débitos e limpar seu nome.
Com essas dicas, você vai controlar as finanças. Após isso, você vai ver como será mais fácil programar sua vida financeira.
Quer ficar por dentro de mais conteúdo sobre planejamento financeiro? Nos siga nas redes sociais e receba conteúdo diariamente.