Olá, tudo bem?
Ensinar sobre metas e objetivos financeiros faz com que os pequenos saibam como gastar de forma controlada, guardar dinheiro, e valorizar o dinheiro e trabalho.
Para que isso tenha sucesso, é necessário que esse assunto seja ensinado de maneira leve e divertida, sem grandes sacrifícios, para que a criança não crie uma reação negativa sobre o assunto.
Jogos de Tabuleiro
Já pensou em estimular a educação financeira infantil com jogos e brincadeiras? Então saiba que os jogos de tabuleiro são grandes aliados nessa missão.
Jogos como Monopoly, Banco Imobiliário, Jogo da Vida, e muitos outros, além de serem um ótimo entretenimento para a família, também ajudam as crianças a entenderem melhor sobre o dinheiro e como administrá-lo.
Testes de Conhecimento
Desenvolver um jogo de perguntas para as crianças também é uma ótima maneira delas aprenderem se divertindo. Faça perguntas comparando dois objetos e perguntando qual seria o preço deles. Assim elas conseguem ter uma maior noção de valores, estimulam o seu raciocínio e garantem um maior conhecimento sobre educação financeira.
Teste do Cofrinho
Estimule as crianças a guardarem dinheiro, com um dos objetos que já fez parte da infância de muitas pessoas, o porquinho.
Defina um prazo para abertura do cofrinho e uma meta do quanto de dinheiro elas podem ganhar ao final do desafio, se tiverem juntado o dinheiro conforme o combinado.
Conclusão
Espero que esse artigo tenha ajudado a criar atividades sobre educação financeira para as crianças.
Quer receber um conteúdo semanal sobre finanças? Assine a nossa newsletter e tenha acesso a um conteúdo direcionado sobre finanças.