Olá, tudo bem?
Para manter a organização financeira é necessário fazer um controle mensal dos seus custos e gastos.
Para isso, é preciso ter clareza do seu dinheiro e gastos, não apenas sobre o valor do seu salário, mas também sobre os seus principais gastos e custo de vida.
Mas fique tranquilo, uma das maneiras de ter esse controle é utilizar métodos de controle que você mais se identifique, seja por anotação, excel, aplicativos.
Após esse controle dos seus custos, fica mais fácil identificar o que pode estar causando um rombo no seu orçamento e traçar, a partir disso, um plano para não chegar ao final do mês no vermelho.
Comece listando os gastos essenciais e que não podem ser cortados, apos isso, é hora de olhar para as contas variáveis como viagens; roupas e restaurantes.
É claro que você não precisa se privar de atividades que te trazem prazer – afinal, ninguém deveria trabalhar apenas para pagar as contas básicas; mas certamente pode fazer alguns pequenos ajustes, como deixar o delivery apenas para os finais de semana ou reavaliar se precisa mesmo de tantas assinaturas de streaming, por exemplo.
Assim, você consegue direcionar o valor economizado para gastar com algo que realmente faz sentido para você.
Outra dica é definir um teto limite de gastos para cada tipo de gasto. Você pode usar como referência a regra 50-30-20; que orienta que 50% da sua renda seja destinada aos gastos fixos, 30% aos variáveis e 20% a investimentos.
Criar um relacionamento saudável com o seu dinheiro, é o primeiro passo para organização financeira.
Quer saber mais sobre vida financeira e planejamento? Nos siga nas redes sociais e tenha acesso ao conteúdo completo.