Olá, tudo bem?
Para você, o que é independência financeira? Para muitas pessoas, é poder viajar a hora que quiser,comprar o que quiser, ter a liberdade de não precisar ter um emprego fixo pelo resto da vida, ou depender de uma aposentadoria.
Na prática, não é bem assim que a independência financeira funciona, mas ainda assim ela certamente é um objetivo de muitos de nós.
A verdade é que o desejo de todo mundo, é não precisar se preocupar com os boletos. Sejam eles do aluguel, da conta de luz, água, do mercado, ou tantos outros. Para que isso aconteça é preciso atingir a tão sonhada independência financeira
Assim como para qualquer objetivo na vida, só com planejamento você alcança independência! No caso da financeira, você precisa ter metas e se dedicar a um planejamento de investimentos.
1. Como atingir a independência financeira?
Podemos começar com o controle dos seus gastos, ter uma planilha ou aplicativo para realizar esse controle é essencial no primeiro passo para a independência financeira.
Sempre falamos por aqui, é preciso ter o controle de todas as suas despesas. Identificar seus gastos fixos e variáveis é o primeiro passo para entender o quanto precisa para viver.
2. Poupar é necessário
Não podemos viver de milagres né? E sem esse passo você não vai conseguir alcançar a independência financeira. Sabemos que é muito difícil poupar quando não sobra nada no final do mês. É justamente por isso que seu custo de vida precisa ser anotado.
E o dinheiro precisa ser reservado logo no começo do mês. O primeiro passo para poupar é fazer uma reserva de emergência, falamos sobre isso em outro artigo, confira como realizar essa reserva.
3. Defina metas
Sempre falo por aqui sobre metas, elas guiam para o nosso objetivo principal. Sem metas não conseguimos alcançar, e assim crescer financeiramente.
Depois de conseguir poupar um dinheiro todo mês e juntar sua reserva é preciso alcançar o outro andar da vida. Chegou a hora de criar as metas para alcançar a longo prazo. Sem objetivos você nunca vai saber quanto precisa para não se preocupar mais com dinheiro.
Tenha definido o futuro que você quer ter, faça uma média de quanto o seu padrão de vida poderá custar no futuro, ter consciência desses custos é essencial.
Não esqueça de traçar planos e metas, para poupar cada vez mais, e assim, aumentar o valor por mês.
Se possível, procure rendas extras, isso irá acelerar o seu processo de independência financeira.
Ter a sua independência financeira não é impossível, isso irá depender de você e da sua organização financeira.
Quer saber mais sobre vida financeira e planejamento? Nos siga nas redes sociais e tenha acesso ao conteúdo completo.