BAIXE O EBOOK EXCLUSIVO QRFIN
para você fazer as pazes com suas finanças
acompanhe nas redes:

Planilha de organização financeira, como elaborar

Ter uma planilha de organização financeira é uma ótima decisão para controlar os seus gastos e rendimentos. Venha aprender a elaborar uma planilha do zero.
Artigo escrito por Equipe QRfin
última atualização em 24 de janeiro de 2023
Artigo escrito por Equipe QRfin
24 de janeiro de 2023

Olá, tudo bem?

Elaborar uma planilha de organização financeira é fundamental para a definição de gastos e recebimentos, além de facilitar a visualização das suas finanças.

Nesse artigo vamos falar sobre algumas ferramentas que podem facilitar a criação da sua planilha. Vamos conferir?

Uma planilha de controle financeiro (ou de gastos mensais) é um sistema para anotar todos os dados referentes ao orçamento. Ela pode ser feita de forma automatizada ou mesmo manual, mas seu objetivo principal é organizar suas contas. 

1) Escolha uma ferramenta

Ter uma ferramenta para auxiliar nesse processo de controle de gastos irá facilitar o seu dia a dia, o excel é uma boa escolha para dar o primeiro passo. Porém, o Sheets possui as mesmas funcionalidades e salva as alterações automaticamente no Google Drive, facilitando os backups.

Além delas, você também pode optar por aplicativos específicos disponíveis no mercado. Existe uma infinidade à disposição de quem deseja organizar as contas e controlar as finanças. 

2) Liste suas rendas

Nessa etapa, você irá relacionar suas fontes de renda. Aqui, nossa dica é ter uma coluna para inserir cada categorias de rendimentos.
Por exemplo, salário, aluguéis, investimentos, e outros. 

3) Gastos por categoria

O próximo passo é criar outra tabela dentro da mesma planilha. Você a utilizará para anotar os seus gastos. Procure deixar a estrutura fácil para organizar as informações e ter um documento visualmente agradável.
Da mesma forma que no espaço para suas rendas, deve haver campos livres para as diversas categorias de gastos. Organize-os pensando em todas as despesas recorrentes.
Uma boa ideia é diferenciar por gastos fixos e variáveis. Após isso, insira todos os seus gastos e recebimentos do mês.

4) Faça a conta final 

A conta para saber o que sobrou ou faltou durante o mês também é importante. Se você utiliza um programa ou app, ele pode fazer isso por você.
Nas planilhas, por exemplo, basta inserir uma fórmula que somará todos os ganhos de determinado período. O resultado deve ser subtraído da soma dos gastos. 

A partir desta conta final você conseguirá avaliar como tem cuidado do seu dinheiro e dar os primeiros passos para organizar e controlar suas finanças de maneira muito mais adequada e realista.

Quer ficar por dentro de mais conteúdo sobre finanças? Siga a qrfin nas redes sociais.

Compartilhe este conteúdo

Veja estes artigos também!

5 passos para
sua organização
financeira

o guia para alcançar os seus objetivos financeiros

plugins premium WordPress
Pesquisar
Pesquisar
Pesquisar