Olá, tudo bem?
Você já parou para pensar porque devemos ter uma reserva de emergência e qual significado? Confira abaixo, que vamos explicar para você:
1. O que é uma reserva de emergência?
Para começar, é importante você entender o significado.
Ter uma reserva financeira é economizar dinheiro, uma quantia específica por mês, com o objetivo de construir uma reserva a ser destinada diante de diversas situações imprevistas.
Situações inesperadas podem acontecer a qualquer momento, e ter essa reserva vai ajudar a você não passar sufoco nesses momentos.
Esse é um dos hábitos mais importantes que podemos ter, para garantir a sua segurança financeira, pois protegerá o seu patrimônio em situações como problemas de saúde, perda de emprego, acidentes, etc.
2. Por que ter uma reserva de emergência?
Todos nós passamos por imprevistos na vida, seja desemprego, batida de carros, gastos com tratamentos de saúde, e diversos outros momentos que podemos passar.
Imagina você passar por esses momentos e não ter como arcar com os custos?
Acredito que esse seja o maior incentivador de ter uma reserva, ter uma segurança nesses momentos faz toda a diferença a ajudar a enfrentar essa fase.
É importante destacar que as pessoas que contam com uma boa reserva dificilmente precisarão de empréstimos para custear esses gastos emergenciais. Assim, não terão gastos com juros, o que facilita o controle das despesas.
A pandemia, foi um momento crítico, e para muitos que já possuíam essa reserva, puderam de alguma forma enfrentar essa fase, com um pouco mais de segurança financeira.
3. Como ter uma reserva de emergência?
Sabemos que em muitos casos ter essa reserva não é uma tarefa fácil, o salário na maioria das vezes é curto, e precisamos pagar nossas despesas, e na maioria das vezes, não sobra nada no final do mês, certo?
Além de vivermos cercados por diversas opções para comprar cada vez mais, mesmo que sem necessidade e de maneira compulsiva.
Porém, existem algumas simples estratégias que poderão ajudá-lo a formar sua reserva de emergência de maneira segura. Lembre-se, o importante é começar, mesmo que seja com um valor simbólico.
Esse valor deve corresponder a, no mínimo, seis meses do seu custo de vida mensal.
Sendo assim, se você gasta R$ 1.500,00 todos os meses para pagar as suas contas e se alimentar, a sua reserva deve ser de, pelo menos, R$ 9.000,00.
Todo mundo deve ter uma, afinal, todas as pessoas estão sujeitas a viver um imprevisto.
Gostou do conteúdo? No próximo artigo, vou ensinar, na prática, como você irá fazer essa reserva.