BAIXE O EBOOK EXCLUSIVO QRFIN
para você fazer as pazes com suas finanças
acompanhe nas redes:

Trabalho,  mas vivo sem dinheiro. O que pode estar acontecendo?

Você já teve a sensação que o seu dinheiro não rende, você sempre está com dívidas e nunca conquista nada? Pois é, isso acontece com a maioria das pessoas, e esse comportamento precisa ser ajustado. Quer saber mais como isso pode te prejudicar financeiramente? Vem conferir esse artigo completo.
Artigo escrito por Equipe QRfin
última atualização em 30 de agosto de 2022
Artigo escrito por Equipe QRfin
30 de agosto de 2022

Olá, tudo bem?

Hoje, daremos início ao Blog da QR Fin. Por aqui iremos falar sobre o mundo das finanças, planejamento financeiro, controle dos seus gastos, além de ajudar a controlar suas finanças, sem passar sufoco.

Para esse primeiro artigo, vamos falar sobre um assunto presente na vida de muitos brasileiros: Trabalho, tenho um salário, mas vivo sem dinheiro. O que está acontecendo?

1 – Comportamento de sabotagem

Somos criados na maioria das vezes, com crenças limitantes em relação ao dinheiro. Acreditamos que precisamos trabalhar muito, por muitas horas, na maioria das vezes, em áreas que não gostamos, apenas pelo salário no final do mês, porém nem sempre, isso é sinal de sucesso.

Esse comportamento, gera uma situação, que é chamada de sistema de recompensa. Esse sistema, nada mais é que uma maneira de pensar sobre os prazeres dos gastos. 

Na literatura de contabilidade mental, falam muito sobre utilidade de aquisição que é experimentar quando um produto custa menos do que vale para nós, e utilidade de transação que é experimentado quando um produto custa menos do que esperávamos

As duas opções são fontes de prazer, mesmo quando as compras não são racionais.  

Por exemplo, vejo uma promoção em uma loja, e mesmo que não precise do produto, ou o valor está superior ao que estava na semana anterior, essa utilidade de transação é mais importante, que o próprio objeto. Um dos pontos mais importantes do prazer em gastar é motivado por informações erradas, como propagandas, anúncios, mensagens de descontos, embalagens, que fazem o produto parecer melhor do que realmente é. 
Seu cérebro sempre irá escolher o caminho que economiza energia, isso é, o que vai te dar mais prazer e mais rápido. Portanto, se recompensar a cada exceção pode construir a sua regra, e isso será um grande sabotador da sua vida financeira.

2 – Impulsividade

Essa atitude está totalmente ligada ao que falamos anteriormente. Eu tenho certeza, que em algum momento da sua vida, você já quis algum produto ou serviço, apenas por ver uma propaganda, ou por alguma pessoa que você admira, estar usando. Acertei?

Sim, todos nós já passamos por isso, assim é realizada a compra impulsiva. Você não precisa desse item, não planejou, mas mesmo assim, deixou levar pela impulsividade e comprou esse item, muitas vezes, sem dinheiro para pagamento à vista. Você criou uma dívida em cartão de crédito, apenas para saciar esse momento instantâneo. 

Quando compramos por impulso, será prazeroso e seu cérebro estará eufórico, seus neurotransmissores estão vibrando e liberando altas doses no seu organismo, contudo, quando você percebe as consequências da sua ação, mas não se engane. Após esse momento eufórico, a culpa na maioria dos casos aparece, e você se arrepende de ter tido esse comportamento e esse custo.

Portanto, esteja atenta (o) aos seus comportamentos impulsivos e se questione ao desejar comprar algo 

Antes de agir você precisa respirar profundamente e pensar. Afinal, você lidará com as consequências das suas escolhas.

Conta aqui nos comentários, você já teve algum desses comportamentos?

Compartilhe este conteúdo

Veja estes artigos também!

5 passos para
sua organização
financeira

o guia para alcançar os seus objetivos financeiros

plugins premium WordPress
Pesquisar
Pesquisar
Pesquisar